quarta-feira, 5 de março de 2008

Texo de Lino Castellani Filho, Política educacional e Educação Física, coleção polemicas do nosso tempo. Cruz das Almas - ba. 23/08/2007

O texto trata-se da política educacional e a educação física que questiona sobre o que a educação física e sesu profissionais reconhecem como conhecimento, ou seja, questiona se tem ou não o que ensinar. A educação física primou enfatizar sua ação pedagógica em procedimentos que buscavam garantir-lhe eficácia no alcance de seus objetivos. Em outras palavras, é no âmbito das ciências biológicas que os profissionais da área vem buscando o saber necessário as suas ações pedagógicas.
É através do esporte, em particular o futebol, que praticamente se resume o esporte brasileiro. Pois brasileiros, na época, só tinham o conhecimento da prática de futebol, e não sabiam e nem se interessavam em saber os verdadeiros valores, qual a razão de sua tamanha identificação com o brasileiro, já que o mesmo despertou tantas paixões.
A grande mudança ocorrida é que hoje já encontra-se livros sobre esportes que falam sobre as regras e táticas básicas. Outro fato, é também as aulas praticadas por crianças, que hoje com mais interatividade, o acesso aos saberes mais profundos sobre o esporte de modo geral é mais fácil, mais amplo.
Enfim, a questão do saber o verdadeiro significado dos esportes ainda é um pouco devasta. Porém, os interessados são muitos.

3 comentários:

Epistemologia da Educação Física disse...

Prezada Myrna,
Antes de qualquer observação mais profunda, sugiro que disponha o título de seu resumo na forma de referência bibliográfica. Ou seja:

CASTELLANI FILHO, Lino. Considerações acerca do conhecimento (re)conhecido pela educação física escolar. In: Política educacional e educação física. Campinas, SP: Autores Associados, 1998.

Vamos agora às observações quanto à forma e ao conteúdo do resumo. Primeiramente, lembre-se que um resumo deve contar na sequencia com: exposição do tema central, a perspectiva do autor e os argumentos que ele utiliza para abordar os dois primeiros. Perceba, nesse sentido, que você inicia o texto com um argumento do autor sobre o tema central. Sendo que esse último é motivado pela pergunta: a educação física tem o que ensinar? Que em outros termos, conforme o título, o tema central é: quais são so conhecimentos reconhecidos pela educação física escolar. Nesse sentido o autor parte de uma perspectiva que abrange a epistemologia, praxeologia, a história e uma crítica sobre o currículo da educação física no ensino superior. A partir daí você pode dizer que Castellani Filho retoma Fernando de Azevedo para mostrar como que a educação física está historicamente vinculada às disciplinas biológicas voltadas para o desenvolvimento da aptidão física, pois parte da noção médica de corpo na modernidade. Assim você resolveria a parte de seu resumo onde você acaba “patinando” em muitas linhas para expressar uma idéia apenas: o eixo paradigmático da aptidão física. Perceba como você repete a idéia. Na sequencia, repare que você cria uma ruptura, um salto na ordem do texto. Ou seja, do eixo paradigmático você salta para a “magia do futebol”. Para solucionar isso, exponha como o autor realiza essa passagem de um assunto ao outro. Algo que está relacionado epistemologicamente, com o deslocamento que a educação física sofre a partir da década de oitenta, que vai das Ciências Naturais às Ciências Humanas. Mas tome cuidado, pois essas são palavras minhas, já que o seu resumo deve encontrar essa idéia conforme o texto de Castellani Filho. Só estou tentando ajudar você a localizar os pontos cruciais do texto. Na verdade, tente lembrar das “chuteiras nas maternidades” sem mensioná-las em seu resumo. Mas a idéia é essa: a educação física sempre estudou o corpo da anatomia, deixando de lado o corpo social, que por exemplo, determina que o corpo masculino seja feito para o futebol, isso, até mesmo no interior das universidades, lugar onde deveria se realizar a crítica disso e não a afirmação. Escreva tudo em um bloco só, sem parágrafos. Espero ter ajudado. Quanto aos erros de concordância, sugiro que escreva o texto no Word utilizando o corretor gramatical, e depois recorte e cole na postagem do blog.
Cordialmente,
Prof. Renato Izidoro.

Luba disse...

Professor, essas suas explicações me ajudaram muito, embora eu estivesse so olhando. Você é mesmo uma fera nisso. Parabens!

Luba disse...

Olá Professor.

Seus comentários me ajudaram muito. Você é mesmo fera nisso heim? Parabens!